segunda-feira, 24 de novembro de 2008


Corte e reflorestação com criptoméria

A Liga dos Amigos da Lagoa do Fogo manifesta a sua preocupação com o facto de, recentemente, se ter procedido ao corte de uma mata de criptoméria (Cryptomeria japonica) em plena Reserva Natural, dentro da bacia hidrográfica e precisamente junto a uma linha de escorrência de água que alimenta a Lagoa, num terreno de elevada inclinação.

Aparentemente, foi dada autorização pelas entidades competentes, o que levanta algumas questões, dada a necessidade que houve de abrir caminhos e portanto de movimentar o solo em plena Reserva Natural.

Para além disso, as árvores existentes no local parecem apresentar uma qualidade muito baixa, em termos de madeira, com diâmetros de tronco relativamente reduzidos.

Por outro lado, circularam informações segundo as quais a zona poderia ser reflorestada com espécies nativas, o que não parece ser o caso, visto que já se observam no local novas plantações de criptoméria. Se toda a perturbação causada tivesse sido concretizada com o objectivo de substituir a criptoméria por espécies nativas, ainda se poderia perceber, mas para plantar de novo criptoméria é algo que custa a entender. Aliás, é bem visível a grande quantidade de criptomérias a invadir as vertentes da Lagoa do Fogo, provavelmente originada por sementes provenientes das matas envolventes. Em termos de conservação, seria prioritário cortar essas criptomérias e não a referida mata.

Uma situação preocupante é a possibilidade de que com a chegada das chuvadas mais fortes, durante o Inverno, ocorra arrastamento de material sólido para a Lagoa, favorecendo o seu assoreamento.

A Liga irá acompanhar esta situação, para o que irá iniciar uma série de contactos com as entidades competentes.

1 comentário:

Paulo Almeida disse...

PS e PSD, partidos farinha do mesmo saco.

saiba toda a verdade em: http://mynameisfairplay.blogs.sapo.pt/

Paulo Almeida
Emigrante - usa 2009
SAY NO "SORTE DE VARAS"